sábado, 7 de janeiro de 2012

Lavras Novas Tour - Dia 01

Entre o Natal e o Reveillón, partimos para dois dias de pedaladas na região de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto. Esse é um lugar que sempre contumamos ir, primeiro, pelo visual sensacional (muitas serras e cachoeiras muito bonitas), depois, pela proximidade de Mariana, local onde residimos.
No primeiro dia, 26/12/11, depois de muitos dias de chuva, o tempo firmou e pudemos fazer uma trilha que sai de Lavras Novas no sentido Ouro Preto e depois de mais ou menos 5 km de uma descida divertidíssima, viramos à direita no sentido Parque do Itacolomy.



Até chegarmos na Bacia do Custódio o caminho mescla tudo o que um ciclista de mountain bike gosta: subidas pesadas, umas inclusive bastante técnicas, descidas na mesma proporção, trechos de alta velocidade, visual de paisagens múltiplas, com direito a floresta de eucaliptos, mata nativa, visão para a represa, como as fotos que seguem. Esse trecho é de mais ou menos 15 km. É bom estar com o condicionamento em dia!






Da Bacia do Custódio até Lavras Novas é só subida!!!!! E bota subida nisso!!!! É um trecho relativamente curto, tipo 7 km, mas é uma pirambeira só, sem descanso. Existe uma cachoeira bastante simpática no meio do caminho, chamada Três Pingos. Ela fica a uns 150m à direita da estrada, fácil de achar devido a sinalização. Ela não tem poço que permita dar boas braçadas, contudo, possui quedas d'água que fazem uma  bela massagem, o que nessa altura do campeonato é um alívio. Detalhe, como a região é muito alta, a água geralmente está trincando de gelada. Bom demais!










Da cachoeira dos Três Pingos até Lavras Novas a coisa pega de novo, subida e mais subida, mas com um visual que é esse aí: mar de montanhas, campos rochosos, flores, passaros ...
Nesse mesmo dia, ao chegarmos em Lavras Novas, a chuva voltou a cair com toda força no meio da tarde e não parou mais durante toda a noite. Chegamos a achar que o próximo dia de pedal estaria fadado ao fracasso absoluto. Bom, não foi bem assim ... ou quase ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário