segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lama a zóia

CAMPENATO MINEIRO DE MARATONA  2013 - SANTANA DOS MONTES /MG

O dia amanheceu com um tempo fechadão...sem sol..nuvens..mas nada de chuva..um cenário perfeito pra pedalar...melhor ainda pra correr!! A prefeitura de Mariana ofereceu um suporte para os atletas que iriam competir, disponibilizando um ônibus fretado para todos os competidores. No domingo cedo saímos rumo à Santana dos Montes no ônibus fretado para os atletas.
Pegamos estrada real sentido ouro branco/lafaite. Um visual sensacional que faz com que a viagem seja rapidinha! Em 1h:30 de estávamos na praça de Santana dos Montes
 

Ao chegar me deparei com a praça da cidade... muuuito bunita! São poucos os locais que me recordo ter visitado que têm uma praça tão bonita. Sem duvida ta no top 3! 
Depois de “viajar” na beleza do centro fui reparar a estrutura do evento. Impressionante! Muito bem montado..organizado...coisa que muitas corridas de nome ai no Brasil não têm feito..parabéns à organização!

..“Santana dos Montes está situada a 130 km de Belo Horizonte e tem em seus casarões, fazendas coloniais e belezas naturais os principais atrativos para os visitantes.Inicialmente habitada por Índios carijós e depois por portugueses,a área recebeu o aporte dos escravos africanos destinados às lavouras, cujos descendentes ainda mantêm viva a tradição da Festa do Rosário, a Folia de Reis e o Congado. Conforto e tranqüilidade são ingredientes de destaque nos hotéis-fazendas e pousadas do lugar, que integra a Estrada Real e o Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas”...
Quem quiser saber mais sobre a simpática Santana dos montes, acesse http://santanadosmontes.mg.gov.br  
RECOMENDO!!

Uma bela estrutura montanda na praça da cidade

Um dos casarões mais imponentes


Entao, hora de desempacotar as coisas..pegar o kit de competidor..trocar de roupa..dar aqueeeela alongada..uma aquecida e alinhar no gate para largada..
 



9:50 me dirigi para o gate de largada. Acabei pegando uma posição ruim de largada. Fiquei no final do pelotão, beeem longe do pessoal da minha categoria. E largar na frente seria primordial, pois eu já imaginava o que pegaria pela frente..lama!! Simplesmente choveu a noite toda na cidade...
Às 10 em ponto foi dada a largada. Uma largada complicada...afinal, era numa descida!! Tinha que ter muito cuidado..o piso tava escorregadio (pedra colonial + água + borracha de pneu = vc tem muita chance de beijar o chão, meu amigo). 
Já no inicio recuperei muita posição..acabei indo por fora e consegui fazer varias ultrapassagens de uma so vez. Cheguei da reta da cidade..coroa grande e um bom sprint..logo avistei o pelotão da minha categoria...so faltava passar um pessoal e eu já estaria junto c eles..



 



Mas ai veio a trilha...meu irmão....laaama...mas laaama..mas muuita lama! A ponto de você não saber onde era a trilha...so água e lama...ai não teve jeito..ja na primeira subida peguei minha senha pra fila de subir o morro e fiquei esprando...nao tinha como pedalar..muita gente empurrando...ja fiquei preso e vi o pelotão indo embora...Mas isso não deixa as coisas menos legais...bora morro acima! 

 

Wanderson "Tacobel" (direita) - 5º luga na ELITE

A percurso já iniciou bem pesado. Uma piiiiiirambeira que se tivesse seca já ia ser difícil subir..agora..imagina c lama rolando morro abaixo...ate empurrando tava dificil subir o morro!!! Continuamos subindo por um bom tempo. Entao, nosso amigo sol resolveu aparecer para deixar as coisas mais complicadas... calor e lama.. Mas o visual era tão massa que rapidinho passou. Foi ai que eu vi que o nome Santana dos Montes faz sentido..apesar de que Santana dos Morros tb cairia bem ..
No meio do ultimo morro encontrei o João (umas das grandes promessas do MTB de Mariana..o rapaz ta detonando!) c a gancheira quebrada... uma pena..chegaria muito bem na Cat. Junior..podio na certa!!! Enfim, acontece!
Depois de alguns kilometros de morro, a coisa foi melhorando!! Algumas retas e já deu p ir buscando o povo de novo...joguei a “5ª” e sai à caça do povo!! e claro, com um visual sensacional durante todo percurso!!!
Logo depois de passar pelo ponto de apoio eu avistei o Thiago, mais  um atleta de Mariana, que também chegaria muito bem..se não fosse uma corrente arrebentada.. Esse é o grande problema de se correr nessas condições de lama...uma troca de marcha errada..uma distraída..qq coisinha pode jogar sua corrida por água abaixo. Parei pra dar um help para o Thiago e voltamos para a corrida. Ai vieram as descidas... shoow de bola! Desce marcha e pedala!!!
Foi então que..quando menos esperávamos...chegamos!! achei muito estranho..foram 10km a menos do que o planejado..descobri então que, devido às chuvas..algumas trilhas tiveram que ser “sacrificadas” do roteiro..com isso, o percurso reduziu um pouco...o que impediu de tentarmos alcançar o pelotão novamente...mas na boa..gostei, pois tava meio impraticável por causa da lama...


  Foto: Domingos

Na chegada, uma beeeeeeeeeela recepção e uma mesa de frutas c água! Missao cumprida, agora é hora de ver o tamanho do prejuízo... o que quebrou na bike... se ta td inteiro...a organização também disponibilizou um caminhão pipa e mais 2 pontos para os atletas tirarem a lama do equipamento..que não era pouca...Hora de tomar um “gatorandé” e caçar o almoço...fome tava bruta!!
 

Galera da equipe de Mariana (ACM)
O delicioso almoço do restaurante Sabores de Minas - Atendimento nota 10 e simpatia de sobra!

Situação da "magrela" depois
Thiago, teve o azar de quebrar a corrente..tava indo bem dimais!
Bela medalha do evento!

Wanderson "Tacobel"(Mariana) - Excleente 5º lugar na Elite!

Liege Walter (Mariana) - Campeã da Elite Feminina com sua Specialized Fate, representando a equipe Tripp Aventura!!! Dimais!! 

Categoria Junior . Jefferson (Jeffinho), de Mariana,  segurou um 5º lugar,
 representado pelo Thiago no podio


Agora é "empacotar" as coisas de volta e partir rumo à casa..um bom banho era mais do
 que merecido (e necessário)!! Detalhe pro belo visual da serra de Ouro Branco..
No final..lama ate na orelha...20º lugar na categoria SUB-35...mais um lugar bonito para voltar mais vezes...e muita história p contar! Parabéns à todos atletas de Mariana...galera "deu sangue" na corrida..infelizmente muitos tiveram problemas mecânicos..mas acontece! bola p frente!!

Parabéns à organização da prova e obrigado à Prefeitura de Mariana pelo apoio dado a todos os atleltas!

Fui! Até a proxima! so espero q nao tenha tanta lama...

Jr









4 comentários: