segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mariana - Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas (Ouro Preto)

Sapassado, resolvemos refazer um percurso que tínhamos feito há exatos 12 anos (!!!). Naquela ocasião, Dumato, Jr. e eu subimos a serra que separa Mariana de Ouro Preto, nas proximidades do distrito de Antônio Pereira, cada um com uma bike pior que a outra: Dumato e Jr. com suas BMX e eu com uma mountain bike que devia ter o dobro do meu peso, rs. Pra piorar, nunca havíamos ido praquelas bandas e, no melhor estilo "perdidos no mato", subimos pelas trilhas que encontrávamos, muitas vezes tendo que quebrar mato no peito e na raça até chegar perto da Cachoeira das Andorinhas, absolutamente exaustos e cheios de carrapatos. Foi massa!
Dessa vez, mais rodados, com bikes um pouco melhores e devidamente orientados, subimos rumo à Cachoeira das Andorinhas tendo como percurso o temido, mas superestimado, Morro da Purificação. Digo superestimado porque muita gente diz que essa subida é a mais foda de todas. Galera, na boa, pra quem já subiu a Trilha do Bambu, Purificação é mole, valheu!?
Como sempre, o visu da região dos Inconfidentes é prato cheio pra leituras da paisagem.
Ao todo foram 38 km, metade subindo, metade descendo. 
Os bundas-de-pirú afinaram, pra variar. hehehe.
Tão vendo uma mancha cinza no meio do morro? Pois é, é a região onde a Vale está querendo reativar a Mina Del Rey, bem ao lado de Mariana. Mas peraí ... mas essa mancha cinza enorme, o morro todo cortado e sem vegetação ... a Vale já está minerando ali? Porque trabalho de prospecção não detona morro assim, detona? Ê Mariana ... Ê Vale ... que mierda, hein!?
Bão, não me lembro bem quantos quilômetros rodamos pra chegar aí, na portaria do Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, mas demoramos cerca de 1h e pouquinho. Sussa!
Antigamente, ir à Cachoeira das Andorinhas era perigoso, rolavam assaltos e isso era motivo de temor para os visitantes. Hoje em dia existe uma boa estrutura, com guaritas, placas informativas, sinalizações diversas, lixeiras, lanchonete, banheiros etc. Bem bacana, dá até pra ir de carro na maior segurança, tá limpinho, tá bonito, tá legal.




Pirando nas fotos!
Valeu Jr., cê consegui pegar o meu pior ângulo! kkkk!
Mas aí, se liguem no lance da estrutura que eu havia falado: nesse prédio fica a lanchonete, os banheiros, a brigada contra incêndios etc. 
Logo à direita dessa pontezinha fica a cachoeira.
Abaixo, mais placas com informações sobre o parque.





A Cachoeira das Andorinhas não possui uma única queda d'água, mas sim uma série delas, todas pequenas, com poços igualmente pequenos, formando uma paisagem muito bonita. Um lugar absolutamente tranquilo! Naquele dia havia pouca gente lá, tipo: uma família, uns 4 ou 5 adolescentes e nóis.

As placas indicavam de que próximo à Cachoeira das Andorinhas existe outra cachoeira, a Véu de Noiva. Não a vimos, mas pudemos ouvir seu barulho. O rio que desce das Andorinhas desaparece entre essas pedras e supusemos que ali haveria uma outra cachoeira. Dias depois, Jr. descobriu na net esse vídeo, que pode vir a confirmar a nossa suspeita:


Acreditamos que essa cachoeira fica abaixo dessas pedras.
Doido, não?!
Bora voltar lá e explorar essa quebrada Jow!





Mais pirations fotográficas ...
A Cachoeira das Andorinhas é a principal nascente do Rio das Velhas. O rio desce por esse vale e vai acumulando sujeira e esgoto até se encontrar com o não menos poluído Rio São Francisco, lá na Barra do Guaicuí.

Até tomaríamos uma no Serjão, mas tava fechado.
Pico do Itacolomy, visto do Morro São Sebastião.
Panorâmica de Gotham City, também conhecida como Ouro Preto.
Do Morro São Sebastião até Mariana é só descida.
Então dá licença mano, que Jr. tá voando!


3 comentários:

  1. Olá.Quero pedalar da entrada do parque até as quedas d'água.Vou sair de Sabará e levar a bike no carro.Quantos km são neste trecho(portaria até cachoeira)? Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Opa, estou utilizando uma foto sua no site que eu desenvolvi se tiver algum problema me contate. O endereço é www.andorinhas.gorceix.org.br

    ResponderExcluir